26 Jan A educação ambiental pratica-se
Educar é partilhar experiências, é transmitir algo que aprendemos e que praticamos. Sempre que se tenta fazer educação ambiental, sem dar o exemplo, a mensagem não passa, ou seja não é educação, apenas palavras bonitas.
Nos dias de hoje é importante esta educação, esta sensibilização sobre o nosso planeta, esta demonstração de ações que incentivam melhores comportamentos.
É uma questão de consciência maior. Dentro deste planeta somos um, e com tantos desequilíbrios que vamos causando, muitos já são imprescindíveis para a qualidade de vida que estamos habituados, existem muitos que são totalmente desnecessários.
Porquê queimar resíduos, mistura-los ou lança-los quando existe contentores e fluxos de recolha tão próximos?
Porquê colocar uma espécie exótica, que vai destabilizar o ecossistema, se podemos colocar uma autóctone igualmente bonita?
Porquê poluir as águas, com produtos químicos ou gorduras, quando existem redes de águas residuais com tratamentos eficientes?
Porquê enviar restos de alimentos para aterro quando podíamos compostar?
Porquê deitar tarde e acordar tarde, quando poderíamos aproveitar a luz e a energia solar?
Porquê comprar refeições pré-cozinhadas?
Porquê consumir/comprar tanto (roupa, calçado, brinquedos, equipamentos eléctricos e electrónicos, …)?
A resposta a cada porquê é de casa um. E a melhor resposta que podemos dar é ter valores como o respeito pela natureza em cada dia. E praticar. E assim estamos a fazer educação ambiental.
No Comments