22 Abr Use o seu tempo sabiamente
O melhor dia da tua vida é hoje.
Ontem é passado e amanhã é futuro. Vivemos no presente, e apesar de isto parecer uma frase óbvia, esquecemo-nos disto constantemente e agimos como se fossemos eternos, adiando experiências, problemas, alegrias e objetivos. E muitas vezes à troca de quê? De uns minutos nas redes sociais, de umas horas extras no emprego, de uns dias, semanas, meses a fazer o mesmo de sempre.
Todos temos 24 horas, mas cada pessoa aproveita-as de forma diferente. Por exemplo, o Elon Musk ou o Cristiano Ronaldo ganham milhares por hora.
Mas, mesmo para estes dois exemplos, não foi sempre assim. Exigiu e continua a exigir momentos de muito trabalho, dedicação, planeamento, disciplina, compromisso e determinação. A sorte não vem ter connosco, somos nós que vamos ter com ela. A sorte é de quem a procura.
Como usar o tempo sabiamente? Não é fácil fazer uma receita mágica, mas vamos dar o nosso melhor, e cada um acrescenta os “condimentos” que acha que vão ajudar:
- Antes de mais, escrever os objetivos. Sem objetivos andamos à deriva… a fazer o mesmo de sempre e o mesmo que os outros fazem.
- Depois, planear. Para atingir determinado objetivo é necessário um conjunto de ações, que devem ser planeadas com detalhe, por dia, semana, mês ou ano.
- Não esquecer de monitorizar. Não chega dizer “a partir de agora vou fazer sempre assim”. É importante analisar de forma crítica como está a correr. E em caso de desvio, voltar ao foco rapidamente.
- Celebrar cada vitória. Não serve de nada passar um ano de sofrimento para obter um objetivo. Mesmo que existam alguns esforços, temos de sentir orgulho e alegria por o estarmos a fazer.
- Agradecer cada dia que temos a oportunidade de contribuir para nós e para o mundo.
É uma abordagem cíclica e aplicável a todo o tipo de objetivos, desde ter mais dinheiro, ter mais saúde, umas férias de sonho, um carro de sonho, uma família de sonho. Cada um sabe de si.
Quando pensares “precisava de uma ajuda para agir”, explora os produtos BeBest. Desde 2019 a trabalhar em soluções para encontrar o melhor de cada um.
Um texto de Isabel Ribeiro.
No Comments